Skip to content

Half-pint Heroes

2018/01/05

Sint-HPH Sinopse:

Neste jogo e cartas cada jogador vai tentar acertar no número de vazas que consegue fazer durante a ronda e para ganhar uma vazar terá de obter as melhores combinações de cartas, emparelhando cartas da mão com as cartas comuns da mesa. Ao fim de dez rondas quem tiver mais pontos ganha!

Como se joga:

⇒ Setup

Cada jogador recebe uma ficha com o símbolo/cor que desejar, assim como as quatro cartas de previsão (tamanho pequeno) desse símbolo/cor.

Cada jogador recebe também uma carta de referência com o valor relativo das diferentes combinações possíveis.

Baralham-se as cartas de luta e forma-se um monte no centro da mesa.

⇒ Desenvolvimento

Uma partida de Half-pint Heroes decorre durante 10 rondas. Em cada ronda executam-se as seguintes fases:

  1. Dar cartas;
  2. Fazer previsões;
  3. Apostar;
  4. Jogar cartas;
  5. Pontuação do fim da ronda.

26165373_10156108857715555_379646550574184721_n

1. Dar cartas

Define-se quem é o jogador inicial. Esse jogador vira a primeira carta do topo do baralho e verifica o número de cartas que durante esta ronda vão estar visíveis no centro da mesa, esse número é o do canto inferior esquerdo da carta revelada. O outro número da carta, no canto inferior direito, indica quantas cartas que cada jogador vai ter na mão.

2. Fazer previsões

Nesta fase os jogadores vão olhar para as cartas da sua mão e as cartas do centro da mesa e decidir quantas vazas acham que conseguem ganhar. Depois de terem ideia desse número jogam uma das suas cartas de previsão (0, 1, 2 ou 3) com a face oculta. Depois de todos os jogadores terem jogado uma carta de previsão, revelam-nas ao mesmo tempo.

3. Apostar

Os jogadores vão agora jogar o seu disco. Colocam-no junto do jogador que acham que não vai conseguir cumprir a sua previsão.

4. Jogar cartas

Define-se um jogador inicial que começa por jogar para a mesa a carta ou cartas que desejar, obedecendo às diferentes combinações válidas (ver carta de apoio). Os restantes jogadores, no sentido dos ponteiros do relógio, vão jogar também, não sendo obrigados a melhorar a combinação dos jogadores anteriores. Depois de todos terem jogado, o jogador que tenha jogado a combinação mais poderosa, ganha a vaza e dará início à próxima. No caso do jogador que ganhou a vaza não ter mais cartas, inicia a vaza seguinte o jogador mais à esquerda desse jogador que ainda tenha cartas na mão.

A ronda termina quando nenhum jogador tiver mais cartas na mão ou quando um jogador conquistar a sua 3ª vaza consecutiva. Neste último caso, o jogador consegue fazer um “brawl”.

O “brawl”

Um “brawl” corresponde à conquista de 3 vazas consecutivas por um jogador. Quando isto ocorre, o jogador conta 10 pontos por cada vaza conquistada e mais 30 pontos por ter conseguido fazer o “brawl”. Todos os outros jogadores não ganham pontos nenhuns, mesmo que já tenham ganho vazas ou tenham acertado na sua previsão e/ou aposta.

Um jogador que faça “brawl” não precisa de cumprir a sua previsão para pontuar, no entanto, os pontos da sua aposta não contam para a sua pontuação.

5. Pontuação do fim da ronda

No fim da ronda, cada jogador contabiliza 10 pontos por cada vaza que conseguiu ganhar mais 20 pontos se tiver acertado na sua aposta e mais os pontos da sua carta de previsão, no caso de ter acertado nela.

Regista-se no bloco de pontuações a pontuação de cada jogador e coloca-se um X dentro do pequeno círculo, no caso desse jogador ter acertado na sua previsão. No caso do jogador ter feito um “brawl”, assinala-se no círculo com a letra B em vez do X. Quando um jogador não acerta na sua previsão, o círculo é deixado em branco.

25398853_10156075353365555_2528035251440556987_n

⇒ Fim do jogo 

O jogo termina no fim da 10ª ronda ou quando um jogador faz um “Gun fight”.

O “Gun fight” acontece quando um jogador consegue preencher os seus círculos de pontuação 5 rondas consecutivas com X e/ou B. Esse jogador ganha imediatamente o jogo!

Quando o jogo dura as 10 rondas previstas, todos os jogadores ganham um bónus de 10 pontos por cada ronda consecutiva em que preencheram o círculo com X e/ou B (se tiver mais que uma sequência, conta a melhor delas).

Em seguida, regista esse bónus por baixo das pontuações das 10 rondas e soma tudo. Ganha quem tiver mais pontos.

26114066_10156100579890555_4703780145076069466_n

Avaliação:

Halp-pint Heroes é um jogo de cartas que passou mais ou menos despercebido no meio de tantas novidades, mas que realmente merece ser jogado. Vem numa caixa retangular de pequeno porte, com material de muito boa qualidade: boas cartas e discos tipo poker.

A ilustração do jogo é muito engraçada e colorida e ajuda bastante à vivência deste divertido jogo de vazas. A engenhosa articulação do mecanismo de vazas tradicional com a sequências do poker é aquilo mais salta à vista quando se joga, assim como o aspeto de previsão de vazas retirado de vários outros títulos como Nullern ou Skull King.

Este jogo traz diversão e competitividade em doses bem generosas e para mim foi uma excelente surpresa, uma vez que as minhas expectativas não eram muitas.

Recomendo-o a todos os jogadores que consigam gostar da ideia de um batido de vazas, Nullern e poker. Parece esquisito, e realmente é… mas é um esquisito muito bom!

Ligações:

Site da Corax Games → AQUI

Ficha BGG → AQUI

Resumo em português  AQUI

Comprar:

Corax Games Store  AQUI

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: