Skip to content

Indian Summer

2018/01/12

Sint-IS

Sinopse:

Com o outono a despedir-se, acenando ao inverno que se apresta a chegar, os jogadores aproveitam os últimos dias de tempo ameno para dar um passeio pela floresta, agora colorida e recheada de “tesouros” naturais como bagas, avelãs, cogumelos e penas. Cada jogador vai colecionar estes “tesouros” colocando da melhor forma as diferentes peças, representando folhas de árvores, para cobrir o seu terreno por completo. O primeiro a conseguir tal objetivo, vencerá!

Como se joga:

⇒ Setup

Cada jogador recebe um tabuleiro individual, três fichas (1 baga, 1 avelã e 1 cogumelo), uma ficha de mochila. Do lado direito da mochila colocam-se 5 peças de folha: 2 verdes, 2 laranjas e 1 vermelha (da esquerda para a direita), nesta exata ordem. A estas fichas de folhas de cada jogador chamaremos caminho privado.

No centro da mesa colocam-se os dois tabuleiros de animais e sobre eles as correspondentes fichas de animais com 6 formas diferentes. À raposa, ao guaxinim e ao texugo adicionam-se as fichas de “tesouros” respetivas: avelã, baga e pena.

pic3807909

Image Ann Th.

À volta dos tabuleiros de animais colocam-se fichas de folha de forma aleatória e também o arbusto 3D, que marcará o local a partir do qual se pode ir buscar fichas de folhas para a área pessoal de cada jogador. Ao conjunto dessas fichas de folhas chamaremos caminho comum. As fichas de folhas restantes colocam-se ao lado do tabuleiro, formando uma reserva que irá servir para completar novamente o caminho comum quando este tiver 7 ou menos fichas de folhas.

Ao lado do conjunto central colocam-se as fichas de esquilo e as fichas de “tesouros” (bagas, avelãs, penas e cogumelos) formando uma reserva geral.

indian

Define-se o jogador inicial e entrega-se-lhe a ficha com o desenho de um par de botas.

⇒ Desenvolvimento

No seu turno, os jogadores podem optar por dois tipos de ações:

I. Ação Principal;

II. Ação Alternativa.

I. Ação Principal

Um jogador que opte por realizar uma ação principal pode:

  1. Colocar uma ficha de folha do seu caminho privativo no seu terreno; ou…
  2. Colocar uma ficha de esquilo da reserva no seu terreno.

1. Se ao colocar uma ficha de folha se ficar a ver um “tesouro” através do orifício dessa ficha, o jogador retira da reserva uma ficha correspondente e coloca-a por cima desse orifício.

Sempre que um jogador cobre completamente um dos 6 quadrantes do seu terreno (área de 3×4), pode retirar todas as fichas de “tesouros” que esse quadrante tiver sobre as fichas de folha.

A qualquer momento do seu turno (antes ou depois da ação principal), o jogador pode executar quantas ações especiais desejar, bastando que coloque na reserva geral as respetivas fichas de “tesouro”:

  • Bagas: por uma ficha de baga os jogadores podem completar o seu caminho privativo até voltar a ter 5 fichas de folha. As fichas de folha são retiradas por ordem, no sentido dos ponteiros do relógio, e seguindo assim até completar as 5. As fichas de folhas retiradas do caminho comum, são colocadas pela mesma ordem, o mais próximo possível da ficha de mala, ou seja da esquerda para a direita. Se o jogador já tiver 5 fichas de folha ou se quiser gastar duas fichas de baga, poderá colocar 6 fichas de folha no seu caminho privado.
  • Avelãs: por cada ficha de avelã entregue à reserva, os jogador podem colocar uma ficha de esquilo da reserva no seu terreno. Podem ser usadas tantas fichas de avelã por turno, quantas o jogador quiser e tiver para gastar, sempre numa relação de uma ficha de avelã por uma ficha de esquilo.
pic3835278

Image Henk Rolleman

Em qualquer momento do jogo, os jogadores podem trocar bagas conforme o indicado no tabuleiro de animais:

  • 1 ficha de pena = 1 ficha de cogumelo;
  • 1 ficha de cogumelo = 1 ficha de avelã;
  • 1 ficha de avelã = 1 ficha de baga;
  • 2 fichas de baga = 1 ficha de avelã;
  • 2 fichas de avelã = 1 ficha de cogumelo;
  • 2 fichas de cogumelo = 1 ficha de pena;

As fichas de animal

Durante o seu turno, os jogadores podem colocar uma ficha de animal, se conseguirem obter a forma da respetiva ficha de animal através do alinhamento contínuo dos orifícios das suas fichas de folhas. No caso da ficha de animal cobrir orifício onde se consegue ver o desenho de “tesouros” impressos no terreno, o jogador pode ir buscar as respetivas fichas à reserva.

IS2.png

2. Colocar uma ficha de esquilo é a outra ação principal disponível. Corresponde à colocação de uma ficha de esquilo da reserva no terreno do jogador. Esta ação é quase sempre desvantajosa, mas por vezes é a única ação disponível para os jogadores, especialmente na parte final da partida.

II. Ação Alternativa

Em vez da ação principal, os jogadores podem optar por executar apenas uma das seguintes ações alternativas:

  • Gastar uma ficha de cogumelo e roubar a ficha de folha mais próxima da ficha de mala de 2 dos seus adversários. Em seguida, coloca essas duas fichas no seu terreno obrigatoriamente. Só na eventualidade de não ter possibilidade de colocar uma das duas fichas roubadas, é que o jogador está autorizado a roubar apenas 1 ficha de folha. Ou…
  • Gastar uma ficha de pena para poder colocar duas fichas de folha, do seu caminho privativo, no seu terreno.

→ Regras de ouro de colocação de fichas de folha:

  1. São sempre colocadas em espaços vazios do terreno e podem ser viradas para o lado que se desejar;
  2. Podem cobrir os “tesouros” impressos no terreno e o orifício pode cobrir qualquer tipo de espaço no terreno;
  3. Pode cobrir duas áreas de quadrantes do terreno diferentes;
  4. Não podem se colocados fora do terreno, nem por cima de outra ficha de folha, esquilo e/ou animal.
  5. Não podem ser movidos nos turnos seguintes.

⇒ Fim do jogo 

O jogo termina assim que um dos jogadores cubra todo o seu terreno com fichas de folha/esquilos. A ronda conclui-se até o jogador à direita do jogador com a ficha de botas terminar o seu turno.

Em seguida, todos os jogadores trocam as suas fichas de “tesouros” por fichas de avelãs que podem gastar para cobrir espaços no seu tabuleiro que ainda estejam por tapar. Se durante este processo conseguirem fechar uma área ou mais, recolhem as respetivas fichas de “tesouros” e podem logo de seguir voltar a trocá-las por avelãs, e, eventualmente continuar a cobrir espaços abertos no seu terreno.

O jogador vencedor é aquele que conseguir cobrir completamente todos os espaços do seu terreno. Em caso de empate, ganha o que tiver mais avelãs na sua área pessoal.

Avaliação:

Indian Summer é um jogo de colocação de tiles com formas tipo tetris, cujo objectivo  é desconcertantemente simples: cobrir o nosso terreno de folhas. Este objetivo acaba por tornar o jogo num corrida onde o timing e a leitura do jogo dos adversários é crucial.

A dimensão de controlo das ações adversárias são um dos pilares deste novo Uwe: a interação.

Disclaimer: A interação neste jogo é fortíssima e pode causar mudanças repentinas do humor! É duro. Pode ser cruel. É quase sempre implacável e muito penalizador para as vítimas. Se são competitivos e amarram o burrinho quando alguém vos tira o tapete durante um jogo, afastem-se deste!… Podem parar de ler a review. Obrigado!

Continuemos…

O tema do jogo não podia estar mais ao lado. Cobrir um terreno de folhinhas com cores outonais, não lembraria nem à mais fleumática assembleia geral da Quercus numa qualquer sessão de brainstorm. Porquê folhinhas, quando na verdade está tudo numa tensão que até doí? Qualquer coisa relacionada com Mafia, um incêndio que ameaça uma estrutura de 20 andares, sei lá… Facas, punhais, intriga… Tanto tema mais adequado e foram para as folhinhas… Enfim… Cenas!

A arte, essa é sublime. As cores, um traço de realismo e muita qualidade nos materiais usados à semelhança daquilo que a Pegasus nos tem habituado. Aprovadíssimo!

Inteligente, muito exigente, muito mais que Cottage Garden (segundo aquilo que li, pois nunca joguei o primeiro título da triologia). Regras muito fáceis de assimilar e de explicar. Aqui está um resumo adjectival do que se pode esperar numa caixa de Indian Summer.

Em suma, se ainda não têm Patchwork, este Indian Summer é o título indicado para quem gosta do estilo, pois dá para jogar nas diferentes configurações (excelente a 4), enquanto o seu primo só permite jogar a 2. Quanto ao Cottage Garden (pelo que parece, o Indian Summer dá 10 a 0). É o que dizem pelo menos…

 

Ligações:

Site da Pegasus Spiele → AQUI

Site da Spielwiese → AQUI

Ficha BGG → AQUI

Resumo em português  AQUI

Comprar:

JogoEu Store  AQUI

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: