Saltar para o conteúdo

Valparaíso

2018/12/18

sint-VLPR.png

Sinopse:

Em Valparaíso os jogadores são levados para o ano de 1811, altura em que o congresso chileno decidiu liberalizar o comércio ono porto comercial de Valparaíso. Com esta decisão a cidade properou graças à ação reformadora dos seus cidadãos.

Os jogadores farão parte dessa mudança tornando-se comerciantes astutos que, de forma cuidadosa, irão planear as suas ações para desenvolver o comércio na cidade e com o mercado externo, tendo sempre presente que o final do jogo é um fator de pressão para potenciar a ativadade económica.

Como se joga:

⇒ Setup

No centro da mesa colocam-se o tabuleiro com a face de 2-3 jogadores ou 4-5 jogadores.

Cada jogador escolhe uma cor e recebe:

  • 8 cartas de ação
  • 1 barco
  • 4 casas
  • 1 disco
  • 1 tabuleiro individual
  • 4 comerciantes (3 em partidas a 2 jogadores)
  • 20 pesos

Cada jogador coloca:

→ 1 disco na casa zero da escala de pontuação

→ 1 comerciante na cidade de Valparaíso (praia)

→ 1 comerciante à sua frente

→ 1 ou 2 comerciantes no seu tabuleiro individual

→ 4 casas no tabuleiro individual

Baralham-se as fichas de mercado e colocam-se nas letras correspondentes dos 3/4 mercados (5 espaços). As que sobrarem ficam na reserva que se encontra no canto superior esquerdo do tabuleiro.

Image malzspiele

Retiram-se do jogo algumas cartas de desenvolvimento em função do número de jogadores:

  • 3+, 4+ e 5+ em partidas a 2 jogadores
  • 4+ e 5+ em partidas a 3 jogadores
  • 5+ em partidas a 4 jogadores
  • a 5 jogadores jogam todas as cartas

Define-se quem é o jogador inicial que recebe a ficha de farol.

O último jogador começa por escolher da reserva 3 cubos de recursos, continuando assim no sentido contrário aos ponteiros do relógio. Nenhum jogador pode escolher a mesma combinação de cubos já escolhida! Os cubos são colocados no armazém do tabuleiro individual de cada jogador, que não tem limite de armazenamento.

Antes de iniciar o jogo, novamente começando pelo último jogador e seguindo no sentido contrário aos ponteiros do relógio, cada um coloca o comerciante que tem à sua frente numa das aldeias do tabuleiro.

Image teddz

⇒ Desenvolvimento

Uma partida de Valparaíso decorre durante várias rondas até ao final do jogo. Cada ronda é composta por 3 fases:

1. → Planear

2. → Usar as cartas

3. → Terminar a ronda

Fase 1 Nesta fase os jogadores vão escolher as cartas de ação que querem usar na fase 2, colocando-as com a face oculta nas abas do seu tabuleiro, pela ordem que as desejam usar. No início do jogo cada jogador apenas poderá usar 4 cartas, a aba para colocar a 5ª carta só está disponível para os jogadores que tenham já construído a sua 2ª casa.

Há ainda a aba que corresponde à casa do presidente, que também pode receber uma carta a troco de 5 pesos (que se colocam em cima da carta).  

Depois de todos terem colocado as cartas nas respetivas abas, revelam-nas ao mesmo tempo para a sua face visível. Não se pode mudar a ordem das cartas a partir deste momento. Todas as moedas colocadas nas cartas junto à casa do presidente, são colocadas na reserva neste momento.

Fase 2 Um após o outro, começando pelo jogador inicial, executa-se a primeira carta da aba de cada jogador, depois de todos terem executado a primeira carta deslizam-se todas as cartas para a esquerda para ocuparem o espaço deixado vazio.

Esta fase termina quando todas as cartas tiverem sido usadas (inclusivamente as cartas colocadas na aba da casa do presidente).

Normalmente, os jogadores usam as cartas pela ordem que escolheram, no entanto, é permitido não respeitar essa ordem a troco do pagamento de uma penalidade, indicada na parte superior de cada aba. Depois de usar uma carta deslizam-se todas as cartas que estiverem à sua direita para ocupar o espaço deixado vago.

Todas as cartas usadas são colocadas novamente no monte de cartas de ação de cada jogador.

Image malzspiele

Todas as cartas têm duas opções de ação, a da parte superior (ação principal) e a da parte inferior da carta (ação alternativa). As 8 ações principais são:

  1. Transferir recursos:

    Transferir do armazém para o barco ou vice versa, o número de recursos que o jogador quiser. Se encher o barco com esta ação ganha 1 ponto adicionalmente.

  2. Vender recursos:

    Vender 1 recurso do armazém por 10 pesos.

  3. Contratar comerciante:

    Contratar um comerciante do tabuleiro individual e colocá-lo na cidade de Valparaíso a troco de 3 recursos diferentes (laranja, branco e cinza).

  4. Mover comerciante:

    Mover os comerciantes pelos caminhos do tabuleiro, o primeiro movimento é gratuito, o segundo custa 1 peso e o terceiro custa 4 pesos. Esta açãopermite mover todos os comerciantes, mas o pagamento terá de ser por cada um também.

  5. Construir casa:

    A troco de 10 pesos os jogadores podem construir no primeiro espaço vazio da cidade de Valparaíso (a partir do farol), ou numa aldeia que tenha ainda espaço para construir casa e onde o jogador tenha um dos seus comerciantes presente.

    Em Valparaíso as casas trazem dividendos na fase 3, nas aldeias com mercado, as casas contam como um comerciante presente na aldeia para o dono dela, nas aldeias sem mercado, as casas passam a permite que o dono delas não contem a aldeia como um movimento para efeitos de movimentação dos seus comerciantes, adicionalmente os adversário que passem/parem nessas aldeias pagam 2 pesos ao dono da respetiva casa.

    Começa-se sempre a construir a casa que esteja na casa com o número mais alto no tabuleiro individual de cada jogador. Assim que um jogador construa a sua segunda casa, passa a poder colocar 5 cartas de ação na fase 1 do jogo, e quem construir a última casa, ganha 1 ponto imediatamente.

  6. Negociar na aldeia:

    Para aceder ao mercado o jogador tem de estar presente numa aldeia com mercado. Quando o jogador escolhe esta ação poderá então contar o número de comerciantes que tenha em casa um dos mercados do tabuleiro (casas contam como +1 comerciante) e realizar esse número de vezes (se aplicável) a ação da ficha que estiver na base da coluna do mercado. Em seguida coloca essa ficha no topo do mercado de reserva (canto superior esquerdo do tabuleiro principal) e empurrar toda a coluna para baixo, a ficha da base destacar-se e ser colocada no topo da coluna do mercado onde o jogador negociou. Em seguida, o jogador pode negociar com outro mercado que tenha comerciantes seus, usando o mesmo procedimento.

  7. Mover barco:

    Pode mover o seu barco até 2 espaços no tabuleiro.

  8. Negociar no mercado externo:

    Se um jogador estiver num dos três setores que permitem aceder ao mercado externo, podem pagar os três recursos iguais necessários e tirar uma das três cartas nas abas desse setor. Se for uma carta de nível A, o primeiro jogador a tirar carta leva 5 pesos adicionalmente, em seguida repõe-se imediatemente uma nova carta na aba deixa vazia.

    Se o jogador quiser tirar uma carta de nível B, e ainda houver pelo menos uma carta de nível A nesse setor, o jogador tem de pagar 10 pesos para a poder tirar. Os 10pesos são colocados no setor que tenha mais cartas de nível A, se ambos os setores estiverem empatados, é o jogador que paga quem decide qual dos setores recebe os 10 pesos.

As ações alternativas são:

  1. Ganhar dois cubos de recursos específicos
  2. Ganhar um cubo de recurso específico
  3. Ganhar 5 pesos
Image rascozion

Fase 3 Depois de todos os jogadores terem usado as suas cartas todas, a ronda termina e todos os jogadores que tenham construído casa na cidade de Valparaíso ganham o respetivo proveito (1 recurso, 3 moedas ou 1 ponto).

Em seguida determina-se quem tem mais casas em Valparaíso e esse jogador ganha 5 pesos e o segundo ganha 2 pesos. Em caso de empate, ganha o jogador que tenha construído a casa por último. Depois, por ordem de turno, cada jogador tem a possibilidade de descartar uma das suas cartas de desenvolvimento recebendo o seu valor de pontos de vitória.

Condição de fim de jogo → Se depois destas últimas ações algum jogador chegar aos 18 pontos de vitória na escala de pontuação, o jogo termina imediatamente. O jogo também termina se neste momento se já não houverem cartas de desenvolvimento para preencher totalmente as abas do mercado externo.

Nova ronda → Caso não se verifique nenhuma das condições de fim de jogo, parte-se para nova ronda:

  • Todos os comerciantes dos jogadores nas aldeias regressam a Valparaíso exceto 1 que esteja numa aldeia ainda sem casa do jogador. O regresso é gratuito.
  • O marcador de jogador inicial vai para o que tiver construído a última casa. Caso esse jogador seja já o jogador inicial ou não tenha sido construída ainda nenhuma casa em Valparaíso, o marcador passa para o jogador à esquerda do atual jogador inicial.

⇒ Pontuação final

  • Todos os jogadores devolvem os recursos que tenham no barco e/ou no armazém a troca de 3 pesos por cada um.
  • Cada jogador recebe 1 pontos por cada 20 pesos devolvidos ao banco.
  • Cada jogador recebe os pontos de vitória de cada uma das suas cartas de desenvolvimento.

O vencedor será o que tiver mais pontos no final desta contagem e, caso haja empate, o jogador que tenha mais dinheiro que não tenha sido entregue ao banco. Se ainda assim houver empate, ganha o jogador que tenha tido a ordem de turno mais alta.

Avaliação:

Valparaíso é um jogo criado por uma dupla que já criou outros títulos interessantes, nomeadamente o mais ou menos desconhecido Edo – Stefan e Louis Malz.

Trata-se de um jogo com complexidade média, servido por material de boa qualidade e com ilustrações de Michael Menzel, que a mim me agradam bastante, mas que já não tão consensuais como outrora.

Numa primeira abordagem ficamos sem ter bem a certeza qual o caminho a seguir, pois na verdade há várias coisas interesantes para fazer: construir casas para poder colocar mais uma carta de ação por turno, pagar 5 pesos e jogar mais uma carta na casa do presidente para ter uma ação suplementar, investir na obtenção de recursos com ações alternativas para rapidamente conseguir ir ao mercado externo, mas também apostar nos mercados como forma de potenciar a obtenção desses recursos mas também de pontos… enfim, uma pleiade de opções que podem trazer muitas dúvidas na escolha do rumo a seguir. O importante é optar por um caminho sólido e não desprezar por completo os outros e depois divertir-se.

A tensão e interação entre os jogadores é enorme, mesmo que não de uma forma confrontacional. Os jogadores estão permanentemente a “lutar” contra os tempo que traz inevitavelmente uma das duas condições de jogo. Alcançar 18 pontos não é nada de extraordinariamente difícil, e esgotar as cartas de desenvolvimento também não, por isso é essencial fazer bem e rápido. Talvez aqui lhe encontro o maior defeito, a rapidez com que chegamos ao fim, mas pode ser apenas o desejo que a experiência fosse mais longa…

Valparaíso é uma boa novidade chegada de fresco da Alemanha, e mais uma estrela para a caderneta de bons jogos da DLP Games!

Ligações:

Site da DLP Games → AQUI

Ficha BGG → AQUI

Resumo do jogo → AQUI

Comprar:

Philibert -> AQUI

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: