Saltar para o conteúdo

Railroad Ink: Blazing Red

2018/12/27

Sinopse:

Neste competitivo jogo de puzzle, os jogadores vão criar/desenhar uma rede viária complexa, mas eficiente que permita ligar o máximo de saídas possível usando apenas as opções que os dados ditarem. Ao longo da partida, que dura 7 rondas, os jogadores poderão desenhar algumas vias especiais que ajudarão bastante a contornar a contingência do lançamento dos dados. No fim, como sempre, ganha quem tiver mais pontos!

Como se joga:

⇒ Setup

No início do jogo cada jogador recebe um tabuleiro e um marcador. Os dados são colocados no centro da mesa. Os dados das expansões só entram se os jogadores já estiverem familiarizados com o jogo.

⇒ Desenvolvimento

No início da ronda um jogador lança os dados todos uma única vez. O resultado do lançamento determina quais os tipos de vias serão desenhados por todos os jogadores em simultâneo.

Há dois tipos de vias:  

  • Estrada ou caminho de ferro
  • Fusão de estrada com caminho de ferro

Depois dos dados lançados os jogadores vão desenhar simultaneamente as 4 vias que os dados indicam, obedecendo a algumas regras:

  1. Cada via desenhada tem de estar conectada pelo menos por um dos seus lados a uma saída ou a uma via previamente desenhada no tabuleiro. Se não conseguir obedecer a esta regra, a via não se desenha.
  2. As 4 vias têm de ser desenhadas em cada uma das rondas.
  3. Estradas e caminho de ferro só se fundem através das estações, de outra forma é impossível juntar estes dois tipos de vias.

Para desenhar as vias no tabuleiro, os jogadores são livres de rodar os dados para obterem as ligações desejadas, é possível inclusive, desenharem o padrão da via de forma invertida.

No topo do tabuleiro de cada jogador vêem-se 6 vias especiais. Nenhuma dessas vias aparece nas faces dos dados e por isso, em cada ronda os jogadores poderão desenhar uma delas. Depois de o fazerem riscam-na para saber que já não podem usá-la mais durante toda a partida.

Estas vias especiais só podem ser usadas 3 vezes durante toda a partida, o que significa que no máximo, só 3 das 6 serão usadas por cada jogador. No entanto, cada um é livre de escolher as que quer usar. O seu uso não é obrigatório, mas conveniente, pois em três rondas é possível desenhar 5 vias em vez das 4 normais!

Depois dos jogadores terem marcado todas as vias dessa ronda, todos marcam o número da corrente ronda, no canto superior direito da casa onde desenharam as suas vias, voltando a lançar-se os 4 dados e dando assim início a uma nova ronda.

As vias desenhadas em rondas anteriores não podem ser apagadas. No final a 7ª ronda o jogo termina!

⇒ Fim do jogo

A contagem de pontos faz-se da seguinte forma:

  1. Rede de transportes que ligue 2 ou mais sinais de saída vão pontuar em função do número de Saídas que consigam estar interligadas. Ver tabela de pontos no tabuleiro.
  2. Estrada mais longa – 1 ponto por cada quadro com estrada ligada ininterruptamente.
  3. Caminho de ferro mais longo – 1 ponto por cada quadro com caminho de ferro ligado ininterruptamente.
  4. 1 ponto por cada casa do quadro central do tabuleiro ocupada (9 pontos no máximo).
  5. 1 ponto negativo por cada troço de via sem ligação.
  6. Em caso de uso da expansão – pontos referentes à diferentes variantes.

O vencedor será o jogador com mais pontos de vitória.

Avaliação:

Railroad Ink é um roll and write, muito em voga nos tempos que correm, com excelentes exemplares criados por várias editoras, nomeadamente a NSV e a Schmidt Spiele. No nosso caso ensaiamos a versão da italiana Horrible Games. O jogo tem duas edições: uma versão azul e outra vermelha, a que ensaiámos foi a vermelha.

Comecemos então pelos componentes: excelente qualidade geral de todos os componentes. Os dados têm 1,7 cm de aresta e os vértices são quase perfeitos, sendo muito agradáveis ao tato. Em cada uma das versões há mais quatro dados idênticos, com iconografia diferenciada e alusiva à respetiva versão, no caso da versão ensaiada há dois dados de cor laranja e outros dois de cor avermelhada. O jogo traz ainda 6 pequenas canetas de tinta não permanente com os respetivos apagadores. Há ainda espaço na pequena caixa quadrada para seis tabuleiros dobráveis, a dobra mais pequena serve de biombo e tem uma ilustração que combinada com as ilustrações dos outros tabuleiros forma uma ilustração panorâmica muito bonita. A caixa do jogo tem três inserções para dados e canetas, que ocupam metade da sua altura, restando espaço suficiente para guardar os tabuleiros dobrados e o pequeno livrete de regras. A caixa abre-se e fecha-se com uma aba magnética, lembrando um livro.

A ilustração das duas versões do jogo são diferentes e marcadas por duas tonalidades marcantes: avermelhada na Blazing Red Edition, orientada para uma temática relacionada com a erupção vulcânica e a chuva de meteoritos; azulada na Deep Blue Edition, orientada para uma temática relacionada com os rios e os lagos. Habituados a uma qualidade ilustrativa muito cuidada e distinta, Railroad Ink mantém a filosofia da casa italiana, apresentando um padrão de elevada qualidade, e sobriedade com a assinatura da ilustradora Marta Tranquili.

O jogo tem vários aspeto interessantes, desde logo a facilidade das suas regras, basta dar um tabuleiro a cada jogador, uma caneta e em poucos minutos estamos todos prontos para começar, depois toda a atmosfera temática muito agradável e envolvente que nos ajuda a entrar no espírito do jogo, e por fim o  próprio ato de desenhar os nossos caminhos são fatores muito positivos. Por outro lado, a falta de interação entre os jogadores, a possibilidade de “contornar” as regras sem grande possibilidade de controlo por parte dos adversários e a tendência à AP (analysis paralysis) são alguns dos aspetos que menos agradam no jogo.

Em suma, Railroad Ink é daqueles pequenos jogos portáteis que nos podem acompanhar para qualquer lugar e que são sempre sucesso garantido com qualquer tipo de público, na categoria de jogo de entrada ou final de um encontro de jogos de tabuleiro!

Ligações:

Site da Horrible Games → AQUI

Ficha BGG → AQUI

Resumo do jogo → AQUI

Comprar:

Edge →  AQUI


Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: