The River

2019/01/23

Sinopse:

Os jogadores são colonos que vão expandindo a sua atividade ao longo de um rio serpenteante que nos leva da foz à sua nascente: construindo edifícios, recolhendo recursos, reclamando novas propriedades ou mudando-as de lugar. Enfim, o objetivo é simples, chegar à montanha onde a nascente se faz rio mais rápido que os outros e com mais pontos também!

Como se joga:

⇒ Setup

No centro coloca-se o tabuleiro com a face de 2 jogadores ou 3/4 virada para cima. Baralham-se as fichas de terreno e colocam-se em dois montes de face oculta. Revelam-se tantas fichas como o número de jogadores mais uma (3 a 2 jogadores / 4 a 3 jogadores / 5 a 4 jogadores).

Cada jogador recebe um tabuleiro na sua cor assim como um barco e 5 pioneiros. Um dos pioneiros é colocado no seu tabuleiro no segundo espaço dedicado às fichas de bónus, enquanto os outro 4 se colocam em cima do barco.

No tabuleiro principal colocam-se os recursos nos diferentes espaços em função do número de jogadores, as cartas de edifícios baralham-se e colocam-se no canto superior direito e dele revelam-se as 4 primeiras cartas para os respetivos espaços. No centro do tabuleiro colocam-se as fichas de bónus (um monte por ordem decrescente do topo para a base, e o outro com as fichas de valor zero). [A dois jogadores só se joga com as fichas de bónus com o simbolo de dois pontos]

Define-se um jogador inicial que recebe o barco branco (em madeira).

Antes de começar, cada jogador escolhe uma ficha de terreno inicial, começando pelo que está à direita do jogador inicial e seguindo no sentido contrário aos ponteiros do relógio. Depois retiram-se todas as fichas de terreno que sobrarem e completam-se os espaços correspondentes com novas fichas da reserva. (5 a 2 jogadores / 6 a 3 jogadores / 7 a 4 jogadores). A ficha escolhida coloca-se na primeira cada do rio, no canto superior esquerdo do tabuleiro individual de cada jogador.

⇒ Desenvolvimento

The River joga-se em várias rondas em que os jogadores realizam os seus turnos com as seguintes fases :

A. Fase de turnos:

  1. Colocar um pioneiro
  2. Realizar a ação escolhida

B. Fase de preparação de nova ronda

A. Fase de turnos

Nota: Durante o seu turno, cada jogador pode trocar 3 recursos quaisquer por um recurso joker (peru) até haver na reserva. Esta troca pode ser feita tantas vezes quantas o jogador quiser e tiver recursos para o fazer.

Em seguida, o jogador coloca um pioneiro num dos diferentes espaços do tabuleiro principal:

  • Reclamar terreno – este espaço está limitado a 2 pioneiros por jogador e permite recolher uma das ficha de terreno disponíveis. Essa ficha vai sendo colocada ao lado da última que tiver sido colocada pelo jogador no seu tabuleiro. Se ao colocar essa ficha tapar um espaço que tenha um recurso armazenado aí (celeiro), pode movê-lo para outro celeiro disponível, se não tiver, perde o recurso para a reserva.
  • Produzir recurso – este espaço é limitado nos três recursos (pedra, madeira e barro) e ilimitado no recurso perú (joker). O número de recursos que se podem retirar é igual ao número de recursos visíveis no tabuleiro desse jogador, execeto o recurso joker que só se pode tirar 1 por pioneiro. Todos os recursos produzidos têm de ser armazenados em celeiros (1 para 1).
  • Reservar um edifício – este espaço é limitado e permite que o jogador reserve para si uma das cartas visíveis (não se repõe o espaço da carta retirada). Cada jogador só pode reservar até 2 cartas.
  • Construir edifício – este espaço é ilimitado e aqui o jogador pode construir uma carta de edifício que tenha reservado ou que esteja visível na área de cartas de edifícios. Se for uma das cartas visíveis o jogador paga os recursos necessários e depois coloca metade da carta voltada ao contrário por baixo do seu tabuleiro, adicionalmente retira a ficha de bónus com o valor mais alto disponível, e coloca-a no espaço correspondente do seu tabuleiro (por cima da carta de edifício construído), no caso de ser uma carta reservada, o processo é o mesmo mas o jogador paga um recurso a menos do que os exigidos pela carta. O segundo espaço para ficha de bónus permite receber o pioneiro para o seu barco e usá-lo de imediato no próximo turno!
  • Jogador inicial – este espaço é limitado e permite que o jogador receba o marcador de barco em madeira e passe a ser o jogador inicial na próxima ronda.
  • Mudar terrenos – este espaço é limitado e permite ao jogador trocar duas fichas de terreno de lugar. Esta troca é importante porque uma das pontuações finais do jogo é por colunas com 2 ou 3 fichas do mesmo tipo de terreno que cada jogador consiga alinhar.

B. Fase de preparação de nova ronda

Depois de todos os pioneiros terem sido jogados, por todos os jogadores, começa a fase de preparação da nova ronda:

  1. Retiram-se todas as fichas de terreno e preenchem-se com novas fichas da reserva;
  2. Colocam-se cartas da reserva nos espaços vazios;
  3. Cada jogador recupera todos os seus pioneiros;
  4. O jogador com o barco em madeira começa a nova ronda.

Atenção: Ao longo do rio há 4 espaços que depois de cobertos obrigam o jogador a colocar aí um dos seus pioneiros antes de prosseguir para a ronda seguinte.

 Fim do jogo

O jogo termina assim que alguém consiga obter a sua 5ª ficha de bónus (4ª num jogo a 2) ou coloque a sua 12ª ficha de terreno. A ronda conclui-se e depois faz-se a contagem dos pontos da seguinte forma.

  • 1 ponto por cada 3 recursos;
  • 2 pontos por cada coluna com as duas primeiras fichas de terreno iguais; OU
  • 6 pontos por cada coluna com as três fichas de terreno iguais;
  • Pontos variáveis por fichas de terreno com condições de fim de jogo, fichas de bónus e cartas de edifício construídas.

Avaliação:

The River é um jogo da Days of Wonders, o que logo à partida é uma garantia de qualidade de produção e a certeza de um jogo com uma boa dose de teste antes de ser lançado. Há empresas que apostam em criar uma imagem de robustez e honestidade que os consumidores apreciam e recompensam. A Day of Wonders é uma dessas empresas.

O jogo pode ser incluído em qualquer ludoteca familiar pois trata-se de um jogo bastante acessível. Os fãs de Stone Age irão logo encontrar semelhanças entre estes títulos, sendo obvio verificar que estamos aqui em presença de um jogo muito mais descomplicado e bastante direto nas consequências das nossas ações.

Para quem ainda não conhece o mecanismo de colocação de trabalhadores, este título é sem dúvida uma excelente opção de entrada, as partidas são rápidas, as regras quase intuitivas e quase sem situações de exceção.

Durante toda a partida os jogadores irão produzir recursos para construir edifícios, enquanto vão paralelamente avançando pelo rio. Quem melhor conseguir optimizar estas tarefas e o fizer mais rapidamente vai tirar os respetivos dividendos dessa argúcia.

Para concluir resta dizer que os componentes do jogo são de ótima qualidade assim como a sua ilustração e espaços na caixa pensados para que tudo se arrume de forma perfeita.

Um daqueles euros que não desilude ninguém e que também não irá supreender por inventar roda em termos de inovação mecânica. Uma boa dose de tensão entre evoluir rio acima e a consequência de “perder” pioneiros nessa “corrida”.

Nesta caixa vamos encontrar um jogo que usa um mecanismo amado por muitos, de forma singular, bem testada e onde se assegura aos jogadores fluidez e uma experiência muito agradável de jogo, embora o ache mais divertido em partidas a 3 e 4 jogadores do que a 2.

Em suma, um jogo simples, com bastante rejogabilidade,regras simples e elevada qualidade geral, divertido, fácil de explicar e de preparar e com uma duração relativamente curta.

Ligações:

Site da Days of Wonder → AQUI

Ficha BGG → AQUI

Resumo em português  AQUI

Comprar:

JogonaMesa  AQUI

  1. Novidade HelvetiQ | JogoEu

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )