Saltar para o conteúdo

TOP 10 – Iniciantes

2019/03/13
by

A pergunta é recorrente. Sempre que alguém chega de novo aos nossos encontros e se proporciona um pouco de conversa, a pergunta pula para o meio do nós: Quais os melhores jogos para iniciar uma pequena ludoteca pessoal?

Dilema! É impossível ser consensual numa resposta. É a lista do milhão de dólares. De umas vezes indico o jogo A, do outro começo por falar do B, enfim nunca há uma resposta rectilínea. Um cabaz mágico dos melhores para iniciar. E pergunta volta novamente, uns dias depois e no mês seguinte e… Feito. Vou prescrever alguma…

Ok, vou ver o que recomendaria para começares a tua pequena ludoteca de iniciação… Enfim, não se aceitam reclamações no final.

Por onde começar… Definir um número para a lista… 5… é pouco, 20 é demais… 10. É isso. 10 joguinhos que te farão feliz e com vontade de avançar para outros desafios, depois de os conheceres bem!

#1

Um jogo baratinho, que dá para jogar com muita gente ao mesmo tempo (10), com bastante sorte, muita tensão, aprende-se em 5 minutos e ninguém resiste a uma desforra. Preenche tudo aquilo para que deveriam servir os jogos: divertir-nos, fazer-nos felizes (mesmo na derrota) e sacar umas boas gargalhadas (mesmo que seja da desgraça alheia!) – 6 nimm!

Image Romir

#2

Um jogo de piratas, em que o objetivo é evadir todos os nossos piratas de uma prisão, fazendo um uso astucioso da nossa mão de cartas e aproveitando as posições dos outros jogadores para galgar várias casas.

Uma mistura de alguma sorte, com fluidez, partidas rápidas, em que todos se empolgam até ao final. É sempre muito renhido e tem muita rejogabilidade, porque o tabuleiro é composto de diferentes partes que se montam separadamente, permitindo ter várias combinações diferentes de partida para partida – Cartagena.

Image BaSL

#3

Um jogo de corridas. Barcos. Piratas. Possível de jogar com 6 jogadores e relativamente fácil de aprender. Uma produção fenomenal e ilustrações de deixar todo mundo de queixo caído. É assim que se apresenta um dos melhores jogos de corridas do mercado, apropriado para iniciantes – Jamaica.

Image S. Pauchon

#4

Um jogo de comunicação, com poesia e ilustrações sublimes. A possibilidade de comunicar através de expressões, sons e outras formas de expressão, reúnem-se num jogo absolutamente original e intimista. Este não pode faltar em nenhuma ludoteca – Dixit.

#5

Quando se reúnem lá em casa os amigos todos e não sabemos bem o que jogar com tanta gente, o ideal é ter um party game à mão. Nesta categoria há excelente opções no mercado. A que sugerimos tem uma versão em português e é relativamente fácil de encontrar nas grandes superfícies. Alia desenho, com adivinhação.

Os jogadores têm uma palavra secreta. Desenham no seu bloco algo que sugira essa palavra e passam o bloco ao jogador da direita, que irá tentar adivinhar através do desenho feito qual é a palavra. Os diferentes blocos vão girando para a direita até chegarem ao jogador a quem ele pertence, que depois irá mostrar a evolução que o seu desenho foi sofrendo ao longo da sua “caminhada” até regressar novamente a si. Uma proposta hilariante e garantia de uma noite bem passada entre amigos: Passa o desenho.

Image FabioAraujoLima

#6

Um jogo altamente viciante, mais longo, com regras fáceis, mas já um pouco mais elaboradas. Alguma sorte, mas muito controlo do nosso destino.

Um material excelente e uma temática que desperta a criança que há em cada um – comboios e caminhos de ferro.

A proposta número 6 é Ticket to Ride.

Image PwrSrg

#7

Na categoria de abstratos, sugiro um jogo com uma tema muito português (azulejaria), com componentes de excelente qualidade, fácil de aprender e com uma fluidez excepcional.

Um jogo que pede algum raciocínio, muito colorido e que agrada a todos os que gostam de completar puzzles e optimizar as suas jogadas. A minha proposta é Azul.

#8

A oitava proposta, para iniciar uma ludoteca, é um jogo de roll and write que agora está muito na moda.

Há muitas propostas no mercado, e quase todas muito interessantes. A minha escolha vai para Qwinto. É muito barato e altamente viciante. Embora, em cada turno só haja um jogador ativo, que lança os dados e toma decisões relativamente a esse lançamento, todos os outros participam da jogada dele, podendo beneficiar imenso com isso, ou seja, não há momentos mortos no jogo. A sua duração curta permite jogá-lo em qualquer sítio e em qualquer ocasião e várias partidas seguidas.

Image NSV

#9

Outro jogo que me parece muito adequado a quem começa uma ludoteca é um push your luck. Um jogo em que os jogadores vão tendo oportunidade de biscar cartas de um deck, e decidir se querem continuar a biscar para aumentar a variedade dessas cartas, mas correndo o risco de perder todas as que já estão disponíveis, ou então parar, jogando com menos opções, mas garantindo que pode comprar pelo menos uma carta.

O jogo que proponho é Port Royal. Um push your luck muito bem conseguido e que entretanto já ganhou expansões que nos garantem muitas horas de diversão. Numa mecânica muito simples, mas verdadeiramente cativante, capaz de nos prender ao jogo durante todo o tempo que dura uma partida. Cada jogo é sempre muito intenso e cheio de emoções.

#10

Por fim diria que um jogo cooperativo também faz falta numa ludoteca de iniciante e por isso escolho um cooperativo de iniciação, que embora não seja o melhor cooperativo do mercado, é ótimo para começar neste mecanismo – Forbidden Desert.

Em Forbidden Desert os jogadores têm de se ajudar uns aos outros, utilizando da melhor forma os seus distintos poderes, no sentido de conseguirem recolher todos os artefactos escondidos no deserto, que servirão para montar uma espécie de navio voador, único meio de transporte para os retirar da morte anunciada!

O jogo está concebido para ir diminuindo as possibilidades de vitória dos jogadores, colocando-lhes cada vez mais obstáculos, que lhes dificultarão a missão de saírem do deserto.

O jogo tem uma boa escalabilidade em termos de dificuldade, o que permite ir aumentando o desafio de partida para partida, prolongando assim o interesse no jogo.

Image mikehulsebus

E pronto, já está! Como referi inicialmente, não são permitidas reclamações, pois admito que ficaram muitos jogos de iniciação fora desta lista que entrariam nela de caras. Mas os top são assim mesmo. Uma escolha difícil, genuinamente comprometida em sugerir aquelas que achamos serem as melhores opções para um determinado contexto, e contextualizada por determinados critérios.

Espero que estas sugestões possam ajudar alguém que precise. Sintam-se livres de comentar e fazer outras sugestões!

Anúncios
2 comentários leave one →
  1. Nuno Rebelo permalink
    2019/03/14 10:41

    Não conheço alguns, mas fiquei curisoso em jogar Cartagena e Jamaica.

    • 2019/03/17 13:49

      Já deu para conhecer um que não está na lista (TransEuropa)… e não gostaste, ainda bem que não o usei nesta lista, embora o ache bem interessante para iniciação.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: