Saltar para o conteúdo

Kubb

2019/07/15

Sinopse:

Estamos perante um jogo de exterior e que nos faz lembrar as partidas de malha, petanca ou mölkky. O Kubb joga-se entre duas equipas de 1 ou 2 elementos, embora se possa jogar com mais. O objetivo em Kubb é derrubar o rei após ter conseguido derrubar todos os kubb’s.

Como se joga:

⇒ Setup

O Kubb joga-se num campo plano retangular de 8m x 5m (não há medidas oficiais e por isso este tamanho varia em função da dificuldade e/ou duração que se queira dar à partida). Para iniciantes é preferível começar com 6m x 3m e se for com crianças, melhor será um campo de 5m x 2m.

Normalmente o campo é de relva, mas pode jogar-se em areia ou em terra batida (os suecos jogam-no na neve, por exemplo).

As 4 estacas são colocadas nos vértices do campo para o delimitarem, e podem ser usadas como suporte para se atar cordel que vai definir mais claramente as linhas do campo (os suecos chamam-lhe “Klumpa ihop sig av tvinnar“.

As duas linhas mais afastadas chamam-se Linha de Fundo e a linha que divide o campo a meio chama-se Linha do Meio.

Coloca-se o Rei no centro do campo, a meio da linha do Meio. Colocam-se 5 kubbs sobre cada uma das linha de fundo (10 ao todo), com espaço entre eles mais ou menos igual. Um em cada ponta da linha de fundo, outro no meio da linha de fundo e os outros dois equidistantes dos três primeiros.

Os kubbs na linha de fundo chamam-se Kubbs da linha de fundo. À medida que o jogo avança os kubbs da linha de fundo vão sendo arremessados para o campo adverário e colocados de pé, esses passam a chamar-se Kubbs de campo.

Os paus têm sempre de ser lançados de baixo para cima na vertical (tipo malha), os lançamentos de disco/ringue (horizontal) são proibidos!

Para decidir quem começa faz-se o lançamento de um pau para junto do rei, sem o derrubar, a equipa que lançar o pau mais perto do rei sem lhe tocar começa.

⇒ Desenvolvimento

No primeiro turno lançam-se apenas 4 paus, atrás da linha de fundo, tentando derrubar os kubbs da linha de fundo do adversário.

A partir do segundo turno e seguintes podemos ter 4 fases:

  • Fase 1 – Lançamento de Kubbs
  • Fase 2 – Kubbs de campo
  • Fase 3 – Kubbs da linha de fundo
  • Fase 4 – O Rei

Linha de lançamento

O lançamento é sempre feito atrás da linha de lançamento, esta linha corresponde a uma linha imaginária paralela à linha do meio que passa pelo Kubb de campo mais próximo do Rei, obviamente que se ainda não houver Kubbs de campo a linha de lançamento coinside com a nossa linha de fundo.

Fase 1 – Lançamento de Kubbs

Os jogadores pegam em todos os Kubbs derrubados pelo adversário e lançam-nos para o campo do adversário. Se ao lançarem o Kubb o colocarem fora do campo do adversário podem repetir o lançamento, mas se voltarem a falhar, a equipa adversária pode colocá-lo onde quiser no seu campo. Entre o Rei e esse Kubb tem de haver pelo menos o cumprimento de um do pau.

O objetivo deste lançamento deverá ser sempre deixar os Kubbs junto da linha do meio no campo do adversário, para ser mais fácil derrubá-los na fase seguinte.

Fase 2 – Kubbs de campo

A próxima fase é lançar os paus para derrubar os Kubbs de campo do adversário, isto é, aqueles que não estão na sua linha de fundo. O lançamento faz-se sempre a partir da linha de lançamento (ver em cima).

Se um Kubb de linha de fundo for derrubado antes de todos os Kubb de campo, esse Kubb é colocado novamente em pé.

É muito importante que todos os Kubbs de campo sejam derrubado, caso contrário a equipa adversária vai o usar o que estiver mais próximo da linha do meio como a sua próxima linha de lançamento, ou seja, vai lançar mais perto do que se tivesse de lançar da sua linha de fundo!

Fase 3 – Kubbs da linha de fundo

Se sobrarem paus depois de todos os Kubbs de campo serem derrubados, os restantes paus são usados para tentar derrbar kubbs da linha de fundo do adversário! O lançamento aos Kubbs de linha de fundo também se faz a partir da linha de lançamento (ver em cima).

Fase 4 – O Rei

Se sobrarem paus depois de todos os Kubbs terem sido derrubados (campo+linha de fundo), pode apontar-se ao Rei e tentar derrubá-lo, no entanto, para derrubar o Rei o jogador tem de lançar da sua linha de fundo!

Depois de lançar os 6 paus, o turno passa para equipa adversária, repetindo-se todas as  fases inumeradas.

⇒ Fim do jogo 

O jogo termina quando uma equipa consegue derrubar o rei depois de ter derrubado todos os kubbs adversários.

O jogo também pode terminar se o rei for derrubado antes de todos os Kubbs da equipa adversária. Nessa situação a equipa que derrubou o rei perde o jogo automaticamente.

Avaliação:

Kubb é uma experiência ótima no que toca a jogos de exterior e que tanto sentido fazem nesta época do ano.

O jogo traz-nos diversão em equipa e ao mesmo tempo oportunidade de melhorar a nossa coordenação óculo-manual. É de esperar risota da boa, e muita provocação adversária, com toneladas de desejo de vingança, mas da boa, aquela que nos torna mais amigos e nos faz libertar da rotina do ano.

O jogo promove a libertação da endorfina do prazer sempre que acertamos uma grande tacada.

A consumir sem moderação!

Ligações:

Kubb wiki→ AQUI

Ficha BGG → AQUI

Comprar:

Amazon.de  AQUI

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: