Saltar para o conteúdo

Shifting Seasons

2024/04/26

Sinopse:

Em Shifting Seasons, os jogadores tentam assegurar fichas valiosas por meio de movimentos inteligentes. As fichas ganhas são colocadas nos tabuleiros individuais de cada jogador na tentativa de cumprir os objetivos das cartas de pontuação expostas. Quanto melhor um jogador administrar isso, mais pontos ele
vai obter. O jogador com mais pontos no final do jogo será o vencedor.

Como se joga:

⇒ Setup

Coloca o tabuleiro de display e as molduras ao alcance de todos os jogadores. Todos recebem 1 ficha de bónus e um tabuleiro de jogador numa das 4 cores sazonais, que colocam ambos à sua frente.

Em seguida, coloca um número de fichas de bónus adicionais no display de acordo com a tabela. Não importa o lado que está voltado para cima.

Separa as cartas de pontuação pelo verso e baralha-as. Agora revela 2 cartas aleatórias de cada cor e coloca-as viradas para cima, à vista de todos. O bloco de pontuação, uma caneta e auxiliares de pontuação só são necessários no final do jogo.

O livro de regras propõe nas primeiras partidas que se usem as cartas

O número de fichas usadas no jogo irá variar dependendo do número de jogadores:

Coloca todas as fichas a que vão ser usadas no saco e mistura bem. Podes colocar qualquer material de jogo não utilizado (peças de bónus, fichas, etc.) novamente na caixa, pois não será necessário durante o jogo. Retira do jogo todos os tabuleiros de jogador que não usares.

Agora, coloca a parte inferior da caixa no centro da mesa com o tabuleiro deslizante por cima para formar uma superfície plana. Em seguida, retira 16 peças aleatórias do saco e coloca-as nos espaços disponíveis do tabuleiro de jogo deslizante para que todas as pistas fiquem completamente preenchidas.

Tira 3 fichas do saco e coloca-as nos espaços designados no display.

⇒ Desenvolvimento

O jogador mais jovem inicia o jogo e recebe a ficha de jogador inicial. Esta ficha permanecerá com ele durante todo o jogo e não será passado para ninguém. Se os jogadores perderem a noção de quem é a vez, eles podem usar o número de peças no tabuleiro do jogador inicial como guia.

Os jogadores revezam-se no sentido dos ponteiros do relógio, da seguinte forma:

➼ Escolhe uma peça do display e com ela empurra a partir de uma das 4 setas do tabuleiro uma das 4 linhas, fazendo deslizar as fichas. Ao fazer isso, outra ficha será empurrada para fora do outro lado da linha e pousará num número.

➼ Pega nessa ficha e coloca-a na área numerada correspondente do teu tabuleiro de acordo com as seguintes regras:

⏩ A ficha só pode ser colocada na mesma área numerada do teu tabuleiro.

⏩ A primeira ficha que colocas numa área do teu tabuleiro deve ser colocada ortogonalmente adjacente ao número impresso. Nunca podes colocar uma ficha sobre o próprio número.

⏩ As futuras fichas colocadas nesta área devem ser ortogonalmente adjacentes a outra ficha dentro da área ou ao número impresso. Não podes colocar a tua ficha em outra área por causa disso. A colocação diagonal de fichas não é permitida.

⏩ Só pode colocar fichas em espaços vazios, ou seja, espaços que ainda não contenham outra ficha.

⏩ Se uma área for completamente preenchida pela primeira vez durante a colocação de fichas, usa uma moldura disponível (argola de cartão) e coloca-a sobre o número da área preenchida. Também recebes uma ficha de bónus do display (desde que ainda estejam disponíveis, consulta a secção “Bónus”).

⏩ Se não houver mais espaços vazios numa área do teu tabuleiro, não poderás utilizar a pista correspondente do tabuleiro deslizante. Depois de colocar a ficha no tabuleiro, retira uma nova ficha do saco para reabastecer o display. De seguida passa a vez ao próximo jogador.

Bónus

Sempre que uma área do teu tabuleiro de jogo for completamente preenchida pela primeira vez com fichas, colocas uma moldura ao redor do número dessa área. Como recompensa, podes tirar uma ficha de bónus disponível no display. Se já não houver fichas disponíveis, infelizmente não levarás nada.

Se desejares usar uma ficha de bónus, podes fazê-lo no momento apropriado, realizando um dos seus dois efeitos bónus e descartando-a depois. Podes usar várias fichas de bónus no teu turno em simultâneo, se as tiveres para usar.

Mover Usa antes ou depois do início do teu turno:

Move uma ficha que já estejas no teu tabuleiro para qualquer outro espaço livre. Também podes alterar a área da ficha. Se isso libertar espaço numa área já completamente preenchida, não poderás remover a moldura do número e essa área não voltará a dar ficha de bónus se for novamente completada.

Não podes causar uma reação em cadeia de bónus: se moveres uma ficha pelo efeito do bónus, e com esse movimento preencheres completamente outra área, não receberás um novo bónus. Todavia, terás de colocar uma moldura no número da nova área que acabas de preencher (se ainda estiver disponível).

Empurra duas vezes Usa antes do início do teu turno:

Podes deslocar 2 fichas numa pista no tabuleiro de jogo deslizante. Como de costume, escolhe uma única ficha do display e desliza-a por uma pista do tabuleiro de jogo deslizante: podes então usar a peça que sair na mesma pista e na mesma direção para empurrar empurrar novamente e obter uma ficha diferente. Esta segunda ficha é então colocada no teu tabuleiro de jogador normalmente.

Se ainda tiveres fichas de bónus no final do jogo, elas expirarão sem serem utilizadas.

⇒ Fim do jogo

O final do jogo é acionado quando o display não pode ser recarregado com fichas do saco por este ficar sem fichas.

Continua a jogar até que o display fique vazio. Cada jogador terá então colocado todas as 24 peças nos seus tabuleiros de jogador.

Agora é hora de pontuar. Cada jogador avalia os seus tabuleiros de jogador em relação às 4 cartas de pontuação para ver quantos pontos obtêm.

Para ganhar pontos de uma carta de pontuação, os requisitos dessa carta devem ser atendidos pelo menos uma vez. Muitos requisitos podem ser preenchidos e, portanto, pontuados mais de uma vez. Se um jogador não conseguir cumprir os requisitos de uma carta de pontuação, não marcará nenhum ponto por isso.

Os pontos são calculados da seguinte forma:

1 ponto por peça que faz parte do requisito de pontuação

+1 ponto adicional por peça preciosa sendo pontuada

+1 ponto adicional por peça de pontuação que corresponda à cor sazonal do jogador

As fichas que não fazem parte dos requisitos da carta de pontuação não pontuam nenhum ponto.

Percorre cada uma das 4 cartas de pontuação, um de cada vez, calculando os pontos marcados para cada jogador e anotando-os no bloco de pontuação.

Depois que todas as 4 cartas de pontuação terem sido avaliadas, o jogador com mais pontos vence.

Em caso de empate, ganha o jogador que tiver mais fichas preciosas no tabuleiro. Se o empate persistir, os jogadores empatados partilham a vitória.

Exemplos de pontuação

Tabuleiro do jogador Primavera (lilás) no final do jogo.
Exemplo de pontuação usando as 4 cartas de pontuação recomendada para as primeiras partidas.

(As ilustrações foram retiradas do manual de regras do jogo)

Avaliação:

Tema

Shifting Seasons é um jogo abstrato de construção de tabuleiro pela colocação de fichas e objetivos comuns visíveis.

O tema do jogo passa completamente despercebido, resumindo-se à ilustração que nos procura agarrar ao tema das estações do ano, mas quanto a tema estamos conversados. O jogo precisa do tema, não, funcionaria com qualquer tema que lhe dessem. E está bem assim.

Qualidade

Ao nível do material estamos perante um conjunto harmonioso adequado a pessoas com daltonismo, e componentes de cartão de muito boa qualidade. Fichas de boa espessura e tabuleiro também eles muito bons, que elevada rigidez. Os encaixes da caixa são perfeitos para guardar as fichas e o restante material, ficando tudo arrumado na perfeição. Antes de se retirarem as fichas das pranchas, a tampa parece vir a fechar mal e demasiado pressionada, no entanto, depois de retiradas as fichas e removidas as pranchas dessas fichas tudo ganha espaço, e acaba por se acomodar de forma equilibrada e ajustada.

Artwork

A arte do jogo é dedicada sobretudo à temática das estações do ano e a paleta de cores é muito harmoniosa, com prevalência de cores pastéis e sólidas bem integradas. Os símbolos usados também se adequam ao tema do jogo. As cores são suficientemente diferentes para se distinguirem entre si.

Aprendizagem

A aprendizagem do jogo é extremamente simples. Regras muito bem escritas e de fácil entendimento, que se aprendem em poucos minutos. A iconografia pode não ser muito fácil de entender no início, mas depois torna-se intuitiva. As diferentes formas de pontuar poderiam ser mais claras, nas cartas que não são indicadas como as de iniciação.

Complexidade

O jogo não é complexo, embora tenha 4 variáveis a controlar e a integrar da melhor forma possível, dando-lhe um bom grau de desafio estratégico. Mas depois de duas ou três partidas, facilmente se compreende todas elas.

Sorte

Há algum fator sorte, mas sobretudo pelo efeito aleatório com que as fichas vão saindo do saco, mesmo havendo 3 fichas sempre disponíveis para fazer deslizar as que estão no tabuleiro deslizante. Não obstante o referido, a sorte no jogo não tem uma preponderância marcante e é facilmente mitigada.

Interação

Não sendo direta, a interação no jogo é muita, pois os jogadores vão movendo as fichas consoante as suas necessidades, e essas movimentações afetam obviamente as escolhas futuras dos outros jogadores. É possível jogar de forma a retirar as peças mais desejadas dos nossos adversários, se estivermos atentos ao seu jogo e às suas necessidades.

Inatividade

Os tempos de espera entre turnos podem ser muito angustiantes, pois as decisões nem sempre são obvias e nunca se pode planear turnos futuros, pois as fichas estão constantemente em movimento não controlável. Não é contudo um elemento muito perturbador da fluidez do jogo, apenas um pouco stressante para quem gosta de jogar rápido e é impaciente.

Duração

A duração de uma partida está anunciada par cerca de 45 a 60 minutos, o que se ajusta à realidade. As partidas têm uma duração perfeita para a experiência do jogo, na minha opinião. À medida que formos ficando mais familiarizados com o jogo, a tendência é para o jogar em menos tempo.

Rejogabilidade

Atendendo a que há várias cartas com diferentes formas de pontuar, diria que o potencial de rejogabilidade do jogo é muito bom.

Extra

O jogo funciona bem a 2 jogadores, embora a 3/4 jogadores me pareça ser onde a sua melhor configuração.

Para quem gosta deste estilo de jogo, sugiro que experimente QIN, Burg Appenzell ou Miyabi.

O jogo pode ser usado também num contexto educativo sendo muito interessante para trabalhar a tomadas de decisão, a contagem e a noção espacial. Conceitos mais genéricos como estações do ano, cores, adjacência, orientação diagonal e ortogonal e motricidade fina.

Preço

O jogo tem um preço a rondar os 40€, podendo dizer-se que é um jogo um pouco caro para a quantidade de material que oferece, que se traduz sobretudo em cartão, um saco de pano cru e algumas cartas. Pela experiência que proporciona é um preço justo.

Avaliação global

Tendo em consideração todos os aspetos mencionados, considero Shifting Seasons um daqueles jogos muito bons que me prende pela experiência e me apetece jogar com frequência, assim haja interessados em jogar uma partida!

Ligações:

Site da Pegasus Spiele → AQUI

Ficha BGG → AQUI

Resumo em português  AQUI

Comprar:

Gameplay AQUI

No comments yet

Deixe um comentário