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Huang – flash review

2024/02/20
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A Phalanx tem como imagem de marca a qualidade dos jogos que edita, e coisa que não falta à sua última novidade é mesmo esse atributo. Vamos falar de Huang!

Huang é um jogo de Reiner Knizia com ilustração de para 2 a 5 jogadores com mais de 14 anos e uma duração aproximada de 90 minutos. Estamos perante uma reimplementação de Tigris and Euphrates cujo preço de venda ao público anunciado é de 50€.

HUANG é um jogo que se passa na China antiga, durante a época dos Reinos Combatentes. Tu assumes o controlo de um dos Estados Combatentes, lutando para unir o país sob a tua dinastia. Cada jogador tem cinco líderes diferentes: Governador, Soldado, Agricultor, Comerciante e Artesão.

A colocação inteligente desses líderes e das suas peças correspondentes no tabuleiro é fundamental, permitindo-te construir pagodes para marcar pontos, desencadear ou evitar guerras e instigar revoltas camponesas que derrubem os teus inimigos. O jogo é rápido e viciante, com um tempo de ensino/aprendizagem muito curto, transpira uma elegância regras invejável.

A pergunta que se coloca é: Quais as diferenças entre Huang e Tigris and Euphrates ?

Daquilo que se sabe até à data Huang tem os poderes dos líderes um pouco mais complexos dentro e fora do tabuleiro. Também efeitos de colocação de tiles um pouco mais elaborados. As revoltas são praticamente as mesmas para nos dois títulos.

As guerras são muito diferentes. Em Tigris and Euphrates, todas as cores conflitantes do líder com as peças em dois estados em guerra lutam e muitas peças de cores diferentes podem ser perdidas em grandes oscilações de pontos. Em Huang, líderes conflitantes em dois ou mais estados conflitantes lutam, mas apenas com peças vermelhas, e todos os jogadores podem contribuir com peças vermelhas da mão para afetar o resultado. Os tiles vermelhos são removidos, mas ganham-se poucos pontos, trata-se mais de controlar pagodes/áreas e instabilizar os estados.

Huang pode parecer um jogo mais moderno, mais leve e mais agradável com pagodes móveis e mais peças especiais/poderes de líder, mas as regras são mais complexas. Tigris and Euphrates é geralmente considerado mais brutal e mais simples em termos de regras (talvez não em termos de jogo). Ambos os jogos oferecem muita interação entre os jogadores e oportunidades para grandes jogadas.

Resta-nos jogá-lo para o podermos comprovar. As reservas já estão disponíveis através da editora.

Enquanto não chega podem ser lidas as regras em inglês AQUI.

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